domingo, 25 de outubro de 2009

Gestão de Parcerias



Segundo Barreira (2009) as Organizações estão atuando em um ambiente em que a sociedade civil, as Organizações de Capital Privado e Poder Público, estão sendo chamadas a colaborar de forma crescente a estruturar parcerias em busca pelo desenvolvimento de todos. Com alianças estratégicas, as Organizações podem desenvolver ações coordenadas que atendam a seus objetivos mútuos. (LEWIS, 1992).
As alianças estratégicas, podem envolver todos os setores, gerando forças nas esferas públicas, para lidar com Governantes e órgãos públicos: e na esfera econômica na busca por parceiros que disponibilizem recursos materiais, econômicos e humanos.
Segundo Lewis (1992) quando a relação de parcerias é constituída de forma estratégica, com o objetivo de alcançar interesses mútuos, ela auxilia as instituições a ultrapassarem barreiras complexas existentes em todos os contextos organizacionais. Entretanto, nessas alianças, os riscos incluem a eficácia com a qual as Organizações irão trabalhar.
Quando se aborda alianças estratégicas, emergem a seguinte indagação entre os gestores: como manter uma aliança sustentável sem perder o foco e a identidade? Na parceria com o Estado, as Organizações do Terceiro Setor, devem estar atentas para não se tornarem prestadoras de serviço, perdendo sua total autonomia, desviando seu foco e atuando de forma contrária a sua missão, a sua visão e ao campo de atuação. Na parceria com o setor privado não é diferente, podem ocorrer perda de foco na atuação e na identidade (LEWIS, 1992).
Barreira (2009) salienta que parceria é uma arte, desenvolvê-la requer habilidades, competências e muita ação. É necessário ouvir e identificar lacunas que podem ser trabalhadas de forma sinérgica na busca pela maximização dos resultados. A capacidade de desenvolver e administrar parcerias nas Organizações é um fator estratégico no contexto atual.
FONTE:
BARREIRA, Carmen. Uma questão para pensar: parcerias e alianças estratégicas. Disponível em: http://www.rits.org.br/gestao_teste/ge_testes/ge_mat01_parc_parctxtpag00.cfm. Acesso em 07 de maio de 2009.
LEWIS, Jordan D. Alianças Estratégicas: estruturando e administrando parcerias para o aumento da lucratividade. São paulo. Pioneira, 1992.
GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito - MG / Iber de Souza Pancrácio dos Santos, Rodrigo Gonçalves de Almeida Félixa e Tiago Davi Lage Carvalho - Itabirito, 2009. 70f.

Nenhum comentário:

Postar um comentário