terça-feira, 13 de outubro de 2009

A importância dos Conselhos

O Conselho Diretor é um grupo que estabelece a missão, fixa os objetivos, nomeia a equipe e monitora o desempenho. Ele estabelece a estratégia geral e a equipe técnica implementa as decisões.
Os Conselhos exercem a função de liderança. Valorizam a organização ao propor questões, antecipar e proporcionar conhecimentos. Preocupam-se com a visão da organização, seus valores, cultura e realizações. Prestam atenção especial ao desenvolvimento de um conselho forte que não apenas planeje a sucessão, mas que contribua com o desenvolvimento de um conselho forte que não apenas planeje a sucessão, mas que contribua para o desenvolvimento das pessoas que agrega. Estes conselhos reconhecem a contribuição dada pelos membros durante o tempo em que se dedicam à organização. Comparam favoravelmente com aqueles que tentam controlar detalhes e geralmente acabam não podendo enxergar a floresta por causa das árvores.
Algumas funções dos Conselhos:
  • administrar a Organização;
  • delegar responsabilidades para a Organização;
  • resolver conflitos entre diferentes grupos de patrocinadores;
  • aconselhar os administradores.

Entender que os Conselhos têm funções bem definidas - a de estabelecer políticas - e que as funções da equipe técnica são meramente as de implementar essas políticas não se aplica totalmente na prática.

Bibliografia:

HUDSON, Mike. Administrando Organizações do Terceiro Setor; São Paulo: Makron Books, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário