segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Organizações Terceiro Setor que Aprendem - As Cinco Disciplinas


Acredito que as organizações do Terceiro Setor alcançaram grande relevância no cenário nacional devido a forma de seus dirigentes pensar e agir. Por meio destas atitudes sociais é que o impacto positivo tem acontecido, sugestionando mudanças e implementações nas práticas e políticas públicas profundamente enraizadas e, que de alguma forma não estavam sendo eficazes em seus objetivos.


Considerando que, o Terceiro Setor atua interagindo na comunidade oferecendo a todos os interessados uma possibilidade de compartilhamento de visões e compreensões e, principalmente a capacidade de ações coordenadas, entendo que o conceito de Modelo Mental - pressupostos profundamente arraigados, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nossa forma de ver o mundo e de agir (Senge, 2006) - é um dos pilares responsável pelo desenvolvimento de práticas exitosas no cenário social.


A Visão Compartilhada - (construção) envolve as habilidades de descobrir "imagens de futuro" compartilhadas que estimulem o compromisso genuíno e o envolvimento em lugar a mera aceitação (Senge, 2006) - que é tão bem apregoada nas entidades do Terceiro Setor "que aprendem", demonstram pelos resultados expressivos a importância do caminhar de mãos dadas. Entender aonde chegar, tendo como continuidade e não fim em si próprio, como acontece ao estabelecer objetivos específicos, é o grande mobilizador destas entidades. Consequência disso, número expressivo de voluntariados.


Aprendizagem em equipe é fundamentada na disciplina do diálogo (técnicas de negociação). É vital. Se as equipes não tiverem capacidade de aprender, a organização não a terá. Posso alcançar proficiência através da prática (Senge, 2006). Todos aprendendo a favor de um ideal social.


Pensamento Sistêmico - só poderemos entender o sistema contemplando o todo, não uma parte individual do padrão (Senge, 2006). A análise dos impactos é fundamental para o demonstrativo assertivo de resultados. Aprender a enxergar toda a floresta e, não somente as árvores. Diversas organizações do Terceiro Setor já vem fazendo isso pelo Brasil, prova disso está em projetos que tornaram-se políticas públicas.


Domínio Pessoal - é a disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência e de ver a realidade objetivamente. "Alicerce Espiritual". Começa esclarecendo as coisas que são realmente importantes para nós, levando-nos a viver a serviço de nossas mais altas aspirações (Senge, 2006). Em um ambiente tão conflituoso e mutável como o cenário social, a gestão centrada em seus objetivos estratégicos será melhor liderada por uma pessoa que tenha resiliência frente as adversidades e poder de coalisão entre as partes interessadas.


Quando divulgamos a necessidade de profissionalização no Terceiro Setor, no que diz respeito sobretudo a área diretiva, não estamos colocando "o que pode" ser feito em detrimento do que "já foi feito". A implantação de metodologias, deve respeitar o atual estágio de gestão da organização e entender "a melhor maneira" de desenvolver um plano de trabalho para a Organização (a primeira etapa é o diagnóstico). Temos exemplos claros em todo Brasil, de Organizações que são atuantes em seus objetivos e, podem obter uma otimização de seus processos por meio de metodologias em Excelência.


Iber Pancrácio.


Bibliografia: SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina: arte e prática das organização que aprende / Peter M. Senge; tradução OP TRaduções; consultoria Zumbel Aprendizagem Organizacional - 21ª Edição - Rio de Janeiro: Bestseller, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário