sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Perenidade no Terceiro Setor


Ser sustentável é, portanto, o exercício cotidiano da responsabilidade e da busca da satisfação dos associados, fundadores, beneficiários, parceiros, colaboradores e a comunidade, para colocar a organização em uma nova trajetória, no qual, sua ação possa ser perene e parte do processo civilizatório que deverá levar a sociedade humana a ter mais e uma melhor qualidade de vida nos próximas décadas. Essa é a busca da perenidade das empresas e outras organizações através da sustentabilidade (SILVA, 2008).
Manter-se sustentável como Organizações Sem Fins Lucrativos por meio da gestão faz-se necessário possuir um diferencial nas práticas administrativas para obter o sucesso e, consequentemente, a adequação, a abrangência e a continuidade destas organizações e seus objetivos. O Terceiro Setor se apresenta como importante agente na busca de soluções para os problemas sociais.
Estas organizações estão inseridas em um ambiente dinâmico, sistêmico, globalizado e mutável. Dessa forma, a necessidade de repensar de forma contínua suas estratégias, objetivos e prioridades é fundamental. A gestão estratégica é a ferramenta ideal para que esse processo de repensar a organização seja executado de forma eficiente e efetiva.
A pertinência das práticas na conquista da lealdade dos diretores, idealizadores e sócios deve ser um compromisso de todo gestor que atua no gerenciamento de organizações da sociedade civil. Desenvolver um bom relacionamento com as partes interessadas, atores deste cenário social, e buscar a sustentabilidade da organização por meio de uma gestão eficaz, deve fazer parte da cultura e da missão do gestor, e deve ser encarado como fator de sobrevivência para estas organizações.
A visão mais ampla destes aspectos, demonstra que as Organizações do Terceiro Setor estabelecendo intersetoriedade (primeiro, segundo e terceiro) em suas ações estarão promovendo um alicerce para as futuras Polítcas Públicas. A disseminação de conceitos e práticas assertivas promovendo o intercâmbio dos setores é uma grande avanço.
Conforme estudo realizado com ênfase no período de 2002 a 2oo5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, a Associação Brasileira de Organizações Governamentais - ABONG e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - GIFE, podemos entender com fatos e dados o que o Terceiro Setor representa no Brasil (confira no site www.ibge.gov.br ou www.abong.org.br). Trezentos e trinta e oito mil Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos oficialmente no Brasil, em 2005.
Considerando que o Terceiro Setor possui elevadas expectativas a respeito de suas qualidades e de seu potencial de atuação, fica evidenciado a importância de uma gestão profissional.
Bibliografia:
SILVA, Maria Edna Mangueira da. O papel da contabilidade na busca pela sustentabilidade do terceiro setor. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 170, p.35-47,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário