terça-feira, 13 de outubro de 2009

Planejamento Estratégico 3° Setor - II Parte

Instrumentos Prescritivos - Utilizados dentro do planejamento estratégico para, proporcionar aos stakeholders do processo uma visão clara e explícita do que deverá ser feito para o cumprimento da Missão que a organização propôs e sua visão. Conforme Oliveira (2005) a gestão do instrumento poderá ser executado através das seguintes etapas: estabelecimento de objetivos, desafios e metas. A definição dos Objetivos é o alvo em que a organização pretende alcançar. A explicitação desta etapa levará o conhecimento para qual direção os esforços da organização deverão ser direcionado. O objetivo funcional ou objetivo meio possui relação direta com as áreas operacionais. Deverá ser executado afim de ser alcançado o objetivo macro da organização. O Desafio é uma situação desejada que a organização identificou em seu objetivo. As Metas são passos que deverão ser dados pela organização para o atingimento dos desafios e objetivos propostos. As metas devem ser quantificadas de forma coerente e alcançável e serem desmembradas em espaços de tempo como: anos, semestres, meses ou dias.
A partir da definição dos Objetivos, desafios e metas da Organização são estabelecidos os Programas, Projetos e Planos de Ação para a organização. Oliveira (2005), ressalta que quando a organização releva os instrumentos prescritivos ocorre o momento de definição da estrutura da empresa, pois somente desta forma se pode criar uma estrutura privada de lacunas e conflitos, pois todos estão conectados para o alcance dos objetivos e metas.
Bibliografia:
GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de itabirito - MG / Iber de Souza Pancrácio dos Santos, Rodrigo Gonçalves de Almeida Félix e Tiago Davi Lage Carvalho - Itabirito, 2009.
OLIVEIRA, Djalma Pinto Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Práticas. 22 ed. São Paulo. Atlas, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário