quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Planejamento Estratégico 3° Setor - III Parte

Instrumentos Quantitativos - Consistem na elaboração de controles de processos e de resultados, além dos controles financeiros do planejamento orçamentários, que deverão ser associados com a estrutura da organização essencial ao desenvolvimento de planos de ações, projetos e atividades. Nesta etapa, o Gestor deverá analisar os recursos necessários para atingir os objetivos, metas e desafios propostos e verificar como está o desempenho da organização frente aos objetivos, desafios, metas e estratégias traçadas.
Segundo, Oliveira (2005) essa função envolve processos de:
  • Elaboração de indicadores de desempenho, juntamente com a avaliação do desempenho;
  • Comparação do desempenho proposto x real;
  • Análise das lacunas existentes;
  • Tomada de ação corretiva para fechar as lacunas;
  • Acompanhar e avaliar a eficiência das ações corretivas no processo;
  • Gerar novas informações para o processo do planejamento a partir de dados coletados nas etapas descritas anteriormente.

O controle e a avaliação deverão ser executados de forma transparente, pois é através dos indicadores de desempenho que os gestores identificarão se a organização está direcionada para o alcance dos objetivos, metas, desafios e planos propostos no Planejamento Estratégico.

Bibliografia:
Gestão para a Sustentabilidade do Terceiro Setor: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito - MG / Iber de Souza Pancracio dos Santos, Rodrigo Gonçalves de Almeida Félix e Tiago Davi Lage de Carvalho - Itabirito, 2009.
OLIVEIRA, Djalma Pinto Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Práticas. 22ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Um comentário:

  1. É muito importante conseguirmos ver administradores e comunicadores falando, ou pelo menos tentando falar a mesma língua.
    =)
    Beijosss
    Amanda Meyer

    www.adoramosfeedback.blogspot.com

    ResponderExcluir