quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Planejamento Estratégico 3° Setor - IV parte


Gestão de Pessoas - Toda organização, seja ela com fins de obter lucro ou não, possui em sua estrutura pessoas. A continuidade da organização, depende diretamente do empenho, comprometimento, ações, decisões assertivas e idéias de cada uma delas. Como em qualquer organização, a gestão de pessoas envolve um conjunto de políticas e práticas gerenciais e instrumentais. As atividades de planejamento de recursos humanos consistem em um diagnóstico contínuo dos objetivos estratégicos da organização e de quais as decisões sobre os recursos humanos podem melhorar a relação entre os resultados que vêm sendo obtidos e aqueles que, efetivamente, se deseja alcançar. Essas atividades são essenciais para o alinhamento da administração estratégica da organização e das ações de recursos humanos, colaborando, assim, para o sucesso organizacional (CARVALHO, 2005).
Gestão de Recursos - No contexto atual, as fontes de recursos disponíveis estão cada vez mais restritas, a certos temas, regiões e projetos, dificultando a sua captação e até mesmo criando certa competição entre as Organizações. Desta forma, ampliar as fontes de recursos torna-se crucial para que as organizações possam alem de sobreviver, desempenhar a sua missão proposta,. Desenvolver novas fontes de recursos é um fator crítico para o gestor da área. A chave é desenvolver ações sistemáticas afim de, identificar oportunidades existentes no mercado. Pois conforme sustenta Valelli, com a diversificação das fontes de recursos, a organização terá, além dos recursos necessários, um patrimônio composto de uma rede de multi-níveis, que se sentirão co-responsáveis pelo negócio da Organização e totalmente engajadas para o alcance dos objetivos propostos.
Enfoque Sistêmico - O enfoque sistêmico da Organização diz respeito ao relacionamento com o seu meio ambiente, tratando da sua posição sociopolítica que a instituição ocupa.
O relacionamento ótimo com o ambiente externo é essencial para a instituição. Primeiramente porque a demanda de serviços advém de uma necessidade da sociedade e, também, devido à própria natureza das Organizações do Terceiro Setor, sendo instituições fortemente influenciadas por stakeholders externos como: doadores, beneficiários, governo, entre outros. Sob o enfoque sistêmico as dimensões para a sustentabilidade são: Accountability, práticas de Advocacy, gestão da Imagem Pública e Gestão de Parcerias.
Bibliografia:
GESTÂO para a sustentabilidade do Terceiro Setor: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor de Itabirito - MG / Iber de Souza Pancrácio dos Santos, Rodrigo Gonçalves de Almeida Félix e Tiago Davi Lage de Carvalho - Itabirito, 2009.
VALARELLI, Leandro Lamas. Uma noção ampliada da captação de recursos. Disponível em : http://www.rits.org.br/gestao_teste/ge_teste/ge_mat01_caprec_caprectxtpag0.cfm. Acesso em : 07 maio 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário