quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Planejamento Estratégico 3° Setor - V Parte (Capacidade de Accountability)

O termo trata da responsabilização de uma Organização por suas atividades, resultados e alocações de seus recursos, Edwards et alli (1995, apud CARVALHO, 2005). Essa ferramenta administrativa também é conceituada como a capacidade que a organização do Terceiro Setor tem de prestar contas e assumir as responsabilidades sobre os atos e omissões de quem gerencia, o respeito às leis, às obrigações contratuais, a utilização de recursos obtidos em quaisquer atividades de interesse público e privado. A prática do Accountability torna público e transparente as atividades corporativas, de forma a aplicar a comunicação entre organização, sociedade e stakeholders.
Na relação entre Organizações do terceiro setor e stakeholders, é necessário que exista dados e informações transparentes de como está a organização, quem está gerindo o negócio, qual o seu propósito na sociedade, qual a quantidade de recursos captados, e qual a eficiência da alocação de recursos nas áreas. Essas perguntas podem ser respondidas para todos interessados através de práticas de Accountability.
O termo Accountability não tem tradução para a língua portuguesa. Segundo o autor, a sociedade não exige a prática do Accountability por parte das organizações da esfera pública, tornando necessário inserir tal conceito para emergir uma tradução.
A capacidade de praticar o Accountability é distinguida em: Accountability Funcional, que possui foco na captação de recursos e Accountability Estratégica, que possui foco nos impactos que ações da organização causam em outras organizações e no meio ambiente. Essa prática possui um foco Sistêmico e Holístico. Segundo Edwards et alii (1995, apud mensurar os impactos que suas ações causam em outras organizações, demonstrando que o segundo fator não é comumente utilizado.
Desenvolver a prática do accountability é mais uma área que merece total atenção para que a organização busque o cumprimento de sua missão e que alcance a sustentabilidade em suas ações.
FONTE: Gestão para a sustentabilidade do Terceiro Setor: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor de Itabirito - MG / Iber de Souza Pancrácio dos Santos, Rodrigo Gonçalves de Almeida Félix e Tiago Davi Lage de Carvalho - Itabirito, 2009. 70f.

Nenhum comentário:

Postar um comentário