sábado, 10 de outubro de 2009

Planejamento Estratégico 3° Setor


Iniciando-se pelo enfoque estratégico, serão apresentados à definição da visão, da missão e dos valores da organização, do diagnóstico ambiental, dos instrumentos prescritivos e quantitativos e dos itens de avaliação e de controles.

O cerne das organizações do segundo setor é constituído por sua identidade, seus valores, crenças, políticas internas, cultura organizacional, objetivos estratégicos e motivação. Todas as características citadas compõem o seu DNA. No caso do Terceiro Setor não é diferente, as organizações possuem em seu DNA características que orientam suas ações, levando a importância de serem geridas. Dessa forma, surge a necessidade de uma Gestão, afim de, potencializar a estrutura para o alcance de sua missão. E a ferramenta mais importante para o desenvolvimento da missão, da visão, dos valores, entre outros é o Planejamento Estratégico.


Segundo Oliveira (2005) o Planejamento Estratégico é um processo administrativo desenvolvido pela empresa, visando otimizar o grau de interação com o ambiente e atuação pela cúpula da Organização, em busca da formulação de objetivos e cursos de ações para serem seguidos e alcançados.


Nas Organizações do Terceiro Setor não deverá ser diferente, os gestores deverão formular o Planejamento Estratégico, envolvendo os principais stakeholders, visando o grau de interação com o ambiente e atuando de forma eficaz e inovadora, integrando e respeitando todo o sistema que o compõem.


Visão - é o limite do horizonte em que os stakeholders da instituição conseguem enxergar dentro de um período de tempo. A visão representa o lugar em que a organização quer estar em um determinado tempo. A visão deverá ser o consenso de todos e possuir características impessoais e não a vontade de um (OLIVEIRA, 2005).


Missão - Para DRUCKER (1994), a declaração da missão das Organizações do Terceiro Setor deverá ser clara, objetiva e operacional, caso contrário não passará de boas intenções. A declaração de missão deverá refletir aquilo que realmente a organização se propõe, a sua razão de ser, de forma que cada colaborador da organização possa dizer: "Eu contribuo para o alcance da nossa missão pelas minhas ações". A missão poderá exigir dos gestores, grande volume de energia a ser desprendida, pois deverão ocorrer reuniões e troca de idéias para que a missão seja elaborada de forma coesa e operacional. O gestor deve ter pleno conhecimento da organização para elaborar uma boa missão.


Valores - Representa o conjunto de princípios e crenças que a organização deverá ter, bem como fornece sustentação para todas as decisões de uma organização. Os valores devem ser disseminados pelos gestores para todos os colaboradores, levando a prática no dia-a-dia que as condizem com o seu propósito ético.


Diagnóstico Estratégico - É a segunda fase da elaboração do Planejamento Estratégico, possui como finalidade responder a pergunta: Qual é a real situação da organização com relação aos seus aspectos internos e externos? Tem por finalidade verificar o que a empresa possui de bom, regular ou ruim em seu processo de gestão. Esse diagnóstico é de suma importância e deverá ser elaborado com toda transparência e foco, pois qualquer tomada de decisão equivocada, levará ao comprometimento de todo o planejamento.


Continua na próxima postagem...

Bibliografia:

GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR: um estudo de caso comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de itabirito - MG / Iber de Souza Pancracio dos Santos, Rodrigo Gonçalves de Almeida Félix e Tiago Davi Lage de Carvalho - Itabirito, 2009


OLIVEIRA, Djalma Pinto Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Práticas. 22ed. São Paulo: Atlas, 2005.


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