quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sobre a Gestão do Terceiro Setor

Os gestores das Organizações do Terceiro Setor devem gerir as Organizações de forma sistêmica, integrando pessoas e processos; desenvolvendo líderes, motivando equipes, propiciando ambientes para inovação, para que todos consigam atingir os desafios traçados para as áreas.
Para que uma Organização do Terceiro Setor seja sustentável é necessário que os seus gestores, idealizadores ou diretores estruturem uma boa equipe de profissionais capacitados para atuarem nas diversas áreas administrativas, no caso do Terceiro Setor são elas: Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Contábil, Gestão da Imagem Pública (marketing), Gestão da sua transparência com os stakeholders (accountability), Gestão da sua capacidade de influenciar as políticas públicas (advocacy), Gestão de Parcerias, Gestão Jurídica (Sistema Legal) e Gestão de Impactos e resultados para os beneficiários e sociedade.
Os gestores, idealizadores ou diretores devem administrar as organizações do Terceiro Setor conforme uma empresa social, com equipes de profissionais capacitados para atuarem nas diversas áreas e departamentos da entidade.
Devido à proporção que o setor vem atingindo em tamanho e importância nas últimas décadas de nossa sociedade, fica clara a necessidade de um diferencial para alcançar a sobrevivência organizacional, é preciso garantir a qualidade de todas as áreas envolvidas.
Fonte:
GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR: um estudo comparativo entre duas organizações do terceiro setor da cidade de Itabirito - MG / Iber de Souza Pancrácio dos Santos, Rodrigo Gonçalves de Almeida Félix e Tiago Davi Lage Carvalho - Itabirito, 2009. 70 f.

Nenhum comentário:

Postar um comentário